Gênero e Cinema Ceilândia traz o tema "Periferia e Cidadania"


Aconteceu na última terça-feira (28/05/2013) às 19h30 mais um “Gênero e Cinema Ceilândia”, com o tema "Periferia e Cidadania". A sessão de cinema, que acontece mensalmente na Escola Classe 66 do Sol Nascente, contou com a exibição dos filmes “História da Ceilândia” e “Um Lugar ao Sol”.

O primeiro filme exibido traz uma propaganda do governo realizada na época da construção de Ceilândia, valorizando o local e prometendo excelente infra-estrutura para as pessoas que não podiam arcar com os custos de morar no plano piloto e começaram a invadir áreas da nova capital federal. O segundo, mais atual, traz o relato de moradores do Sol Nascente sobre a ocupação do local e sobre as melhorias que esperam para o futuro.

Após a exibição deu-se início ao debate, que teve a participação dos alunos do EJA e do Pró-Jovem e foi conduzido pelas participantes do Genposs presentes. O debate se iniciou com a discussão do processo de ocupação do Sol Nascente e as necessidades dos moradores do local. As manifestações das pessoas presentes se destacaram inicialmente, pela falta de identificação com as perspectivas retratada nos filmes exibidos. Foi enfatizado que os lotes foram comprados (de grileiros) e não invadidos e observou-se que aquele grupo não expressou, no geral, orgulho ou desejo de permanência no Sol Nascente. Foi mencionado, inclusive, que se escolhe morar lá por não ser possível adquirir lotes em outras regiões do DF a preços baixos. Um dos poucos aspectos do filme que foi confirmado pelo grupo é a insegurança de ter sua casa repentinamente derrubada pelo governo, conforme relatado por uma das entrevistadas no Documentário sobre o Sol Nascente.

A questão da política publica foi também objeto de debate pelo grupo, que destacou a dificuldade do acesso a equipamentos públicos e reforçou a necessidade da mobilização social para que equipamentos e serviços públicos sejam instalados. Os fatores que dificultam que a população se mobilize, foi problematizado e  as pessoas elencaram dentre os mais importantes: a falta de tempo, o individualismo e a falta de informação. 
Debater essas questões proporcionou uma nova perspectiva  entre as pessoas presentes, que passaram a dialogar em torno das possibilidades de se articular para reivindicar seus direito à educação  - particularmente, a continuidade dos cursos de formação noturna, que, no caso do pró-jovem, se encerra na quarta-série e deve ser continuado em outra escola mais afastada.

O próximo “Gênero e Cinema Ceilândia” será realizado no dia 25/06/2013 às 19h30 na Escola Classe 66 e trará para o debate o tema “Tempo, Trabalho e Cidadania das Mulheres".

Nenhum comentário:

Postar um comentário