Projeto de extensão "Mulheres Kalungas, Cidadania e Direitos"

O Genposs iniciou no 1º/2021, o projeto de extensão Mulheres Kalungas, Cidadania e Direitos, após ter aprovada a proposta submetida ao Edital 08/2021 - DEX/UnB, voltado ao desenvolvimento de atividades de extensão na área de abrangência do Polo Kalunga. 

O cotidiano das mulheres Kalungas é permeado por dificuldades de diferentes ordens. o Sítio Histórico Kalunga de Goiás, abrangido pelo polo de Extensão Kalunga da UnB, está situado em uma região marcada por condição socioeconômica crítica, alto nível de pobreza e diferentes problemas, decorrentes dos conflitos fundiários e socioambientais pela posse da terra. A este cenário, se somam situações envolvendo exploração sexual, ameaças e agressões, tanto na própria comunidade como envolvendo fazendeiros e moradores do município. O acesso a serviços e espaços que pautem o tema e ofereçam atenção e assistência, acesso à direitos, que permita o exercício da cidadania, desafiam a gestão local.

Na primeira fase, o projeto mapeou os serviços socioassistenciais e de acesso ao sistema de saúde, assistência social, educação, trabalho e de justiça e direitos humanos - na esfera governamental e não governamental, localizados na região de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás (GO), bem como as demandas existentes, relacionadas ao acesso das mulheres Kalungas à direitos.  A equipe do projeto Mulheres Kalungas,    sob a coordenação das professoras Marlene Teixeira e Anabelle Carrilho, conta com a participação de outras pesquisadoras do Genposs e do NEPeM/CEAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário