Genposs - 2º semestre de 2023 e SEMUNI


O Genposs realizou a primeira reunião gerald do 2º semestre de 2023, na sexta-feira 1º de setembro, na sala de reuniões do NEPeM. Na ocasião  a equipe discutiu as atividades regulares programadas para este semestre, que se iniciam em 15 de setembro. Em seguida se tratou da organização da equipe nas ações que irão integrar a Jornada Genposs, que acontece durante a Semana Universitária 2023, a se realizar entre 25 e 29 de setembro

A programação da Jornada Genposs inclui a promoção de uma edição do Gênero e Cinema, com o foco em processos de resistência e formação da cidadania e dos direitos, com ênfase especial na cidadania sexual. Sob o título “Sexualidades Plurais - Resistências, Cidadania e Direitos”, o Gênero e Cinema irá exibir um conjunto de documentários, que abordam a temática dos direitos relacionados à identidade de gênero e à sexualidade, a partir dos quais se fará o debate.

A edição do Diálogos Genposs, que integra as Jornadas GENPOSS nesta SEMUNI 2023, aborda processos de resistência e formação da cidadania e dos direitos, com ênfase especial na cidadania sexual. Neste sentido, o Diálogos Genposs, realizado em parceria com o projeto de extensão Convivência, do HUB, irá enfocar o tema “Sexualidade e saúde: estratégias para a prevenção de HIV/AIDS". A perspectiva é viabilizar um espaço de diálogo e sensibilização sobre a diversidade sexual, gênero, prevenção do HIV/AIDS e o papel do serviço social na assistência integral aos pacientes que vivem com HIV+. A partir da experiência do projeto Convivência, no Hospital Universitário de Brasília pretende, ademais, fomentar a reflexão sobre estratégias de prevenção do HIV/AIDS.

A Oficina “Família no contexto da política de saúde e dos direitos sociais”, é outra iniciativa que integra as jornadas GENPOSS nesta SEMUNI 2023, acontece entre os dias 28 e 29 de setembro e é fruto de parceria do Laboratório Genposs com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde, Sociedade e Política Social - GEPSaúde e a Equipe de Serviço Social da residência Multiprofissional em Saúde do HUB/EBSERH. Voltada para assistentes sociais, residentes e estagiários/as da área específica do serviço social do HuB/EBSERH, assim como componentes do Genposs e GEPSaúde, se pretende fomentar o debate em torno da família enquanto sujeito de direitos e categoria central no contexto das políticas e do trabalho do Serviço Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário